O Sexo faz bem à Saúde?

Hoje em dia falamos muito na alimentação e no exercício físico, e tendemos a compartimentar muito alguns conceitos dando-nos por satisfeitos sempre que cumprimos com os princípios cientificamente aceites para cada um deles.

Mas não é menos certo que em todo o lado encontramos referencias a "Um Estilo de Vida Saudável" - e isso é mais abrangente do que a alimentação ou o exercício físico - passa pela felicidade, ausência de stress, relação com a Natureza e com ou outros e, entre outros factores, também o sexo.

Hoje vamos falar um pouco neste último e em algumas razões pelas quais ele pode ser benéfico para a nossa Saúde!

Todas as conclusões apresentadas têm como base o estudo de casais estáveis e com relações duradouras, pelo que os resultados obtidos não são significativos em relações fortuitas e ocasionais.

Então vejamos:

1. É Exercício Físico

Não sendo necessariamente um treino completo, o sexo pode ser tão bom como a prática de exercício moderado - aumenta a sua frequência cardíaca tanto como uma caminhada rápida ou um passeio lento de bicicleta;

2. Favorece o coração das mulheres

As mulheres que fazem sexo um par de vezes por semana mostram menor propensão a padecer de doença cardíaca do que aquelas que apenas o fazem uma vez por mês - não é claro se esse facto se deve a que as mulheres saudáveis o apreciam mais frequentemente ou se é por ajudar a proteger o coração. Infelizmente para os homens, o sexo pode ter o efeito oposto...

3. Pode curar as dores de cabeça

Pode dizer adeus ao velho cliché "Hoje não, querida, que estou com uma dor de cabeça." De facto, a prática de sexo pode aliviar algumas dores, incluíndo alguns tipos de dores de cabeça, tais como as enxaquecas. Por isso, se não se sente brincalhão, tente antes algo como "Esta noite não, fofinha, que estou com uma virose que ataca o estômago e é altamente contagiosa." - vai ver que funciona!...

4. Reduz o stress

As pessoas que praticam mais sexo com um parceiro regular revelam-se menos ansiosas quando confrontadas com tarefas stressantes como, por exemplo, falar em público.

5. Pode aumentar a sua longevidade

Um estudo sugeriu que as mulheres casadas que tiveram orgasmos com mais frequência apresentavam uma ligeira tendência a viver mais tempo - os cientistas não têm a certeza se o sexo realmente prolonga a sua vida ou se esse facto é apenas um efeito colateral de manter um estilo de vida saudável. Mas já agora, para quê arriscar?...

6. Pode aguçar a sua mente

O sexo tem sido associado à produção de novas células cerebrais e, a confirmar-se, isso é algo bom. Verificou-se que pessoas com mais de 50 anos e que praticavam mais sexo não só tinham mais facilidade em recordar números mas também eram mais ágeis na matemática básica - e a diferença para os que o não praticavam com tanta regularidade, era muito grande. A diferença parecia maior no caso dos homens do que no das mulheres, mas ambos beneficiaram e apresentaram melhores resultados, de forma consistente, do que aqueles que tinham menos sexo.

7. Aumenta a sua felicidade

Não é preciso exagerar - uma vez por semana é suficiente - mais do que isso, e os efeitos não aumentam proporcionalmente... No entanto tomem em conta que os cientistas apenas estudaram casais em relações comprometidas e estáveis, por isso, as relações casuais não produzem os mesmos efeitos.

8. Aumenta os laços com o seu parceiro(a)

A hormona oxitocina é libertada durante o sexo, e produz sentimentos de intimidade, afecto e intimidade com o seu parceiro(a). Isso contribui para a construção de uma relação forte e estável.

9. Favorece a sua forma

Quanto mais sexo pratica, mais susceptível é de ser magro. Se tal se deve ao facto de mais sexo emagrecer ou se, ao contrário, as pessoas magras terem mais sexo, os cientistas não chegaram a conclusões definitivas. Mas se tiver um(a) parceiro(a) e uma balança , pode tentar descobrir por si mesmo(a)...

10. É bom para a sua Saúde Mental

Adultos com relacionamentos estáveis e que praticam mais sexo têm menor propensão a sofrerem de depressões ou a tomar medicação para problemas de saúde mental.

11. Ajuda a combater a vulgar constipação

Mais do que a vitamina C! Estudantes universitários que tiveram relações sexuais duas vezes por semana tinham mais anticorpos contra a constipação na sua saliva do que aqueles que tiveram relações sexuais com menos frequência.

12. Melhora o sono

O orgasmo produz uma onda de endorfinas e oxitocina tanto nos homens como nas mulheres, substâncias que anestesiam a dor e são relaxantes. Ambas concorrem para ajudar a adormecer mais facilmente embora, de acordo com os cientistas (e também com muitas mulheres...), o efeito seja mais pronunciado nos homens...

13. Reduz o risco de cancro

Há uma correlação inversa entre a frequência da prática de sexo e o cancro da próstata nos homens, e o cancro da mama nas mulheres. Tanto a gravidez como o contacto com o esperma pode estar relacionado com este fenómeno, no caso das mulheres.

14. Pode resultar na gestação de um bebé

Se estiver a tentar engravidar, quanto mais sexo tiver, mais provável é que acerte no momento certo do mês. Mas mais sexo pode também preparar o corpo feminino para a gravidez e melhorar a qualidade do esperma nos homens, o que pode acelerar as coisas.

15. Ajuda a melhorar o seu futuro

As pessoas que têm sexo com mais frequência podem ter melhor qualidade de vida - não apenas no próprio momento, mas também no futuro. Se tiver uma vida sexual ativa na meia idade, é mais provável que a mantenha à medida que envelhece - e isso está correlacionado com um melhor estado de saúde e uma maior felicidade.