Ghee Biológico (Ayurveda Foods) Ver maior

Apenas online

Ghee Biológico (Ayurveda Foods)

Novo produto

O Ghee (manteiga clarificada) tem um "ponto de fumo" muito elevado (250°C), pelo que pode ser usado para cozinhar e fritar (apesar de a +CRU não aconselhar a utilização de fritos de forma regular na sua dieta) sem libertar radicais livres com a facilidade com que o fazem outras gorduras!

Mais detalhes

Aviso: Últimos itens disponíveis!

Ao comprar este produto pode ganhar até 15 pontos de fidelização. Seu carrinho totalizará 15 pontos que podem ser convertidos num vale de desconto de 0,15 €.


15,32 € IVA inc.

Adicionar à Lista de desejos

Análise nutricional média por 100g / 100ml

Valor Energético (kcal) / (kJ) 893 / 3672
Lípidos (g) 99,1
... dos quais saturados (g) 72,8
Hidratos de Carbono (g) 0,2
... dos quais açúcares (g) 0,2
Proteína (g) 0,1
Sal (g) 0,1

Mais informação

O Ghee é, no nosso entender, um substituto nutricionalmente muito mais interessante do que a manteiga, pelo que o disponibilizamos para os nossos clientes e amigos, certificado biológico!

A manteiga é muito amada em tudo o Mundo dado tornar tudo tão saboroso. No entanto, há alternativas, ainda mais deliciosas, algumas das quais utilizadas há milhares de anos!

O Ghee é precisamente uma dessas alternativas, que resulta da clarificação de um certo tipo de manteiga.

A clarificação consiste em aquecer, a temperaturas baixas e lentamente, a manteiga para a concentrar, sendo os resíduos removidos. Assim o que resta é basicamente uma combinação pura de gorduras, sem qualquer resíduo de leite.

Por isso o Ghee não precisa de ser conservado no frio. Ele pode durar meses ou mesmo anos, sem refrigeração, o que tornou muito popular ao longo de toda a história, principalmente antes dos modernos frigoríficos.

Muito comum ao longo de todo o subcontinente indiano, onde surgiu, o Ghee é conhecido em dezenas de outros países, nomeadamente na Ásia e certas partes de África.

Com um sabor e aroma bastante singulares e muito saboroso, que difere da manteiga vulgar, pode ser utilizado da mesma forma.

Tenha, no entanto, em conta que a manteiga pode ser muito perigosa para as pessoas, pela sua alta concentração de gordura e o Ghee não é excepção - de facto, ele é gordura pura.

Daí ser apenas necessário usar quantidades muito pequenas para não prejudicar a sua saúde.

No entanto, se consumido com moderação, o Ghee fornece ao seu corpo concentrações maiores de nutrientes essenciais que não estão disponíveis na manteiga.

Vamos ver então como este antigo substituto da manteiga pode contribuir para a sua saúde.

Interesse nutricional do Ghee:

Apesar de ser composto principalmente por gorduras, o Ghee também contém níveis significativos de vitamina A, vitamina E e vitamina D. E apesar de muitas pessoas considerarem as gorduras como elementos não salutares da sua dieta, o facto é que o organismo também precisa de gordura para funcionar.

Os ómega-3 (gorduras monoinsaturados) são formas saudáveis ​​de gordura que podem ser encontradas no Ghee, para além de outros ácidos gordos como ácido linoleico conjugado e ácido butírico ( também designado butanoico), ambos com efeitos positivos na saúde.

Benefícios para a saúde:

- Aumento da Energia - as gorduras do Ghee incluem ácidos gordos de cadeia média que são rapidamente absorvidos pelo organismo, processados pelo fígado e utilizados (queimados) como energia, não sendo convertidos em tecido adiposo ou contribuindo para o aumento de peso. Para os atletas ou outras pessoas com estilos de vida muito ativos, consumidores de muita energia (por exemplo, provas desportivas longas), o Ghee pode fornecer aquele "pico" energético de que necessita;

- Evitar certas Alergias - dado que o Ghee não contém lacticínios (todos os resíduos lácteos foram removidos na sua fabricação), as pessoas com intolerância à lactose ou que não podem consumir manteiga, podem desfrutar desse mesmo sabor sob a forma de Ghee, sem se preocuparem com os problemas gastrointestinais que costumam sofrer;

- Saúde do Coração - apesar de associar a manteiga à gordura e a um declínio da saúde do coração, a rica variedade de gorduras presente no Ghee pode ajudar com um impulso saudável ao seu coração, dada a sua riqueza em omega 3 que pode ajudar a diminuir os níveis do colesterol mau, equilibrando o seu consumo de gorduras;

- Redução da Inflamação - o Ghee possui ácido butírico que é um dos ácidos gordos de cadeia curta mais benéficos para o organismo. Investigações recentes demonstram a sua eficácia no combate a certas inflamações, nomeadamente do trato gastrointestinal., sendo agora um suplemento dietético utilizado em algumas pessoas com colite ulcerosa. Por curiosidade, refere-se que os enemas de Ghee são há muito utilizados na medicina tradicional ayurvédica para tratar inlfamações de diversos tipos;

- Actividade Antioxidante - os benefícios da Vitamina A são sobejamente conhecidos, assim como a capacidade dos carotenóides em eliminar os radicais livres do corpo. Quando se adiciona a capacidade antioxidante do ácido linoleico conjugado, do ácido butírico e da Vitamina A, todos contidos no Ghee, temos uma poderosa substância anticancerígena que ajuda a reduzir o stress oxidativo do nosso organismo;

- Saúde dos Olhos - O elevado conteúdo de Vitamina A torna o Ghee ideal para protecção da saúde ocular. Como já referimos, os carotenóides são antioxidantes especializados na eliminação e destruição dos radicais livres que atacam as células maculares, prevenindo dessa forma a degeneração das mesmas e o desenvolvimento de cataratas;

- Fortalecimento do Sistema Imunitário - o ácido butírico, talvez o elemento mais importante contido no Ghee, tem sido associado à estimulação da produção de células T que são os "pesos pesados" do nosso sistema imunitário. Ou seja, o Ghee pode ajudar a sobrecarregar o seu sistema imunológico.

Uma advertência final

Tudo o que referimos acima faz do Ghee um substituto ideal da manteiga. No entanto, como referimos por diversas vezes, o Ghee é feito de gordura pura e o seu consumo excessivo pode alterar drasticamente o seu nível de ingestão de gorduras, o que pode constituir uma escolha dietética muito negativa.

Avaliações

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Ghee Biológico (Ayurveda Foods)

Ghee Biológico (Ayurveda Foods)

O Ghee (manteiga clarificada) tem um "ponto de fumo" muito elevado (250°C), pelo que pode ser usado para cozinhar e fritar (apesar de a +CRU não aconselhar a utilização de fritos de forma regular na sua dieta) sem libertar radicais livres com a facilidade com que o fazem outras gorduras!