Tâmara - doce sem culpa!

Fruto da palmeira e cultivado há cerca de 6.000 anos, a tâmara é um dos frutos mais doces e disponível em muitas variedades.

Podendo ser consumido fresco, encontra-se normalmente na sua forma seca, tal como as passas e as sultanas.

Mas sejam frescas ou secas, os benefícios das tâmaras stão igualmente presentes!

Nutrição:

Se procura uma fonte de fibra, potássio, cobre, magnésio, manganésio ou vitamina B6 não vale a pena procurar mais - a tâmara é uma boa fonte de todos esses elementos.

Sendo um alimento rico em açúcares, o seu consumo deve ser sempre moderado, apesar de o seu índice glicémico ser menos elevado por causa da muita fibra que possui.

Benefícios da Tâmara

- Promove a saúde do aparelho digestivo, aliviando a obstipação - a fibra é essencial para a saúde do cólon e para um regular funcionamento intestinal. As fibra alimentar das tâmaras (tanto solúvel como não solúvel) ajudam na limpeza dos nossos intestinos, ajudando o cólon a trabalhar com maior eficiência. Outros efeitos da fibra relacionados com o cólon, incluem a diminuição do risco da colite, do cancro do cólon e de hemorróidas.

- Promove a saúde do coração - a fibra também favorece a saúde cardíaca.

- Anti-inflamatório - O magnésio, no qual as tâmaras são ricas, é um mineral conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias. Um estudo publicado pelo Instituto Americano de Saúde, defende que indicadores de inflamação do organismo como a Proteína C-reactiva, o Tumor Necrose Factor Alfa e a Interleucina 6, diminuíram quando se aumentou a toma de magnésio. Além disso, a inflamação das paredes arteriais também diminuiu com o aumento do magnésio. Isto leva à conclusão que o aumento da toma de magnésio pode reduzir de forma eficaz o risco de doença cardiovascular, artrite, Alzheimer e outras patologias inflamatórias.

- Reduz a pressão arterial - ainda devido ao magnésio, que se demonstrou ajudar a baixar a pressão arterial, as tâmaras ajudam no controlo da pressão arterial. Neste caso, o potássio também dá o seu contributo para o mesmo fim.

- Reduz o risco de derrames - Os investigadores descobriram, ao longo de 7 estudos publicados num período de 14 anos, que o risco de derrames diminuiu 9% por cada 100 miligramas de magnésio consumo por dia:

- Favorece a gravidez e o parto - Um estudo levado a cabo por investigadores da University of Science and Technology que se debruçou sobre 69 mulheres grávidas durante 1 ano e 1 mês, concluiu que "o consumo de tâmaras nas últimas 4 semanas antes do parto, reduziram a necessidade de indução do parto e favoreceram a dilatação, favorecendo o desfecho do período expulsivo, ainda que de forma não significativa".

- Aumenta a actividade cerebral - Alguns estudos concluem que níveis suficientes de vitamina B6 melhoram a performance do cérebro e melhoram os resultados das provas prestadas.