Bebidas para o Calor

Com a chegada do calor sabemos que o número de convívios aumenta (e ainda bem!), que as jantaradas se multiplicam e os lanches de final de tarde são uma constante...

O problema nesta alteração à rotina são os eventuais exageros alimentares que são feitos.

Muitas vezes atribuímos à comida a maioria das calorias excessivas que ingerimos, quando, na realidade, muitas delas estão presentes nas próprias bebidas! É frequente fazer-se um jarro (ou dois!) de sangria para acompanhar a refeição (173 Kcal/copo) ou um refrigerante (à volta de 150 Kcal/dose) ou ainda um cocktail como por exemplo as caipirinhas (263 Kcal/dose) e os mojitos (271 Kcal/dose).

A energia fornecida por estas bebidas é uma energia que não acrescenta nada de positivo ao nosso organismo uma vez que as quilocalorias provêm, quase exclusivamente, do álcool e do açúcar.

Assim, trazemos algumas sugestões de bebidas para refrescar os dias mais quentes sem ficar com sentimentos de culpa!

-       Água de coco fresca

-       Chá de menta frio e aromatizado com hortelã

-       Água de lima-limão e alecrim: cortar em fatias 1 lima e 1 limão com casca; juntar a 1 L de água com 1 raminho de alecrim. Deixar a refrescar.

-       Água de limão e erva doce:1 limão com a casca, cortado em rodelas, 10 folhas de hortelã fresca, 1 talo de erva-doce, cortado em tiras finas, 1 litro de água. Deixar a refrescar.

-       Água de laranja, gengibre e canela: 10 folhas de hortelã frescas, 3 paus de canela, 3 rodelas finas de gengibre fresco,(ou tangerina) com a casca, 1 litro de água filtrada. Deixar a refrescar.

-       Água de laranja, lima e pepino: 1 lima com a casca, cortada em rodelas finas, 1 laranja com a casca, cortada em rodelas finas, 1 pepino com a casca, cortado em rodelas finas, 1 litro de água. Deixar a refrescar.

-       Água de pêssego, mirtilo e lima:1 chávena de chá cheia de mirtilos, 2 pêssegos médios sem a casca, cortados em gomos, 1 lima com a casca, cortado em rodelas finas, 20 folhas de hortelã fresca, 1 litro de água. Deixar refrescar.

-       Água de morango e manjericão: 6 morangos cortados ao meio, na longitudinal, 10 folhas de manjericão fresco, 1 litro de água. Deixe a refrescar.

-       Água de erva mate: 10 g de erva-mate tostada e 1 litro de água. Ferva a água até uma temperatura média de 80ºC e acrescente a erva-mate. Deixe em repouso por de 10 a 15 minutos e, em seguida, coloque a refrescar.

-       Água de frutos vermelhos, hortelã e cravo-da-índia: ½ chávena com frutos vermelhas (mirtilo, morango, framboesa e amora), 1 ramo de hortelã, 1 colher de chá de cravo-da-Índia, 1 litro de água. Deixar refrescar.

-       Água de abacaxi e chá preto: ½ abacaxi (cortado em cubos pequenos), casca de ½ abacaxi (cortadas em pedaços menores), 1,2 litro de água, 1 saco de chá preto, adoçante stevia a gosto (opcional). A casca deve ser fervida em 1 litro de água, durante aproximadamente 10 minutos, antes de ser cortada, batida e coada. Faça o chá preto em 200 ml de água a ferver e espere que arrefeça (cuidado para não exagerar na dose). Misture essas duas preparações apenas quando ambas estiverem à temperatura ambiente. Em seguida, acrescente o abacaxi cortado e o adoçante a gosto (se fizer questão).

 Divirtam-se!