Todos conhecemos a expressão "os olhos são o espelho da Alma"...

Mas sabe que eles também podem ser o "espelho da sua Saúde"?

Vejamos o que podem significar os seguintes comortamentos nos nossos olhos:

Visão Enevoada súbita

Uma perda abrupta e dramática da visão pode ser um sinal de que há um problema com o fluxo sanguíneo para o olho ou para o cérebro. Cuidados médicos imediatos podem impedir danos graves e podem, inclusivamente, salvar a sua vida. Mesmo que a sua visão fique melhor de forma igualmente rápida, o incidente pode, ainda assim, ser um aviso de um acidente vascular cerebral ou apenas o início de uma enxaqueca.

Olhos Salientes ou Esbugalhados

A Doença de Graves provoca uma grande libertação hormonal da sua glândula tiróide, o que pode causar este fenómeno. Esta condição pode ainda causar diarreia, perda de peso e tremores nas mãos. Uma medicação adequada ou até uma intervenção cirúrgica podem ajudar a controlar a quantidade de hormonas produzidas pela sua tiróide produz, mas não vão curar a doença subjacente - e poderão não ajudar no problema dos seus olhos.

Visão embaciada

Pode ser um sinal de diabetes, que provoca um excesso de açúcar no sangue. Se a diabetes não for bem controlada, pode resultar numa retinopatia diabética (quando os capilares dos seus olhos derramam pequenas quantidades de sangue e de outros fluidos).Os sintomas desta condição podem ser visão turva e dificuldade em ver à noite. Os médicos podem utilizar um laser para estancar as hemorragias e/ou livrarem-se de vasos sanguíneos problemáticos e, por isso, indesejados. Este procedimento pode afectar a sua visão periférica, mas pode salvar a sua visão central.

Anel a Circundar a Córnea

Este fenómeno, chamada arco corneal, arco senil ou gerontoxo, provoca o aparecimento de um anel cinza-esbtanquiçado na região periférica da córnea (uma superfície clara e curva que envolve a íris e que ajuda a focar a imagem), que resulta do depósito de células de gordura. Por vezes, os depósitos formam um anel completo. Se tiver uma idade mais avançada (mais de 60 anos), provavelmente não é razão de preocupação. Mas se tem menos de 40 anos, pode ser um alerta de colesterol perigosamente alto.

Pálpebras Caídas

Pode ser um sintoma de miastenia grave, que resulta de um ataque do seu sistema imunológico aos seus músculos, enfraquecendo-os. A miastenia afecta principalmente os músculos dos olhos, face e garganta, pode dificultar tarefas como sejam mastigar, engolir, ou até mesmo falar. O seu médico pode filtrar o seu sangue por forma a ajudar a aliviar os sintomas, mas o resultado não é duradouro. Existe também medicação dirigida a esta patologia. Mas, nalguns casos, a cirurgia torna-se necessária para remoção da glândula timo.

Amarelecimento do Branco dos Olhos

A condição que torna a pele, as mucosas e os olhos amarelos, é designada Icterícia. Normalmente, significa que está com problemas no fígado e é causada por níveis elevados de bilirrubina, substância uq o nosso fígado produz em demaia quando está inflamado ou danificado. A má alimentação, o cancro, infecções e o abuso crónico do álcool podem causar danos ao fígado. O tratamento passa por, desde simples mudanças no seu estilo de vida á utilização de medicamentos para transplantes do fígado.

Piscar incontrolável dos Olhos

Estes episódios são extremamente comuns e quase sempre inofensivos, desaparecendo geralmente por conta própria. MAs também podem ser associados com álcool, fadiga, cafeína ou com o hábito de fumar. Em casos extremamente raros, podem ser um sintoma de problemas no seu sistema nervoso como, por exemplo, a esclerose múltipla. Mas se essas contrações das pálpebras estiverem realmente ligadas à ocorrência de esclerose múltipla, ou a outro problema no seu sistema nervoso, então sentirá outros sintomas em simultâneo como dificuldade em andar, falar ou ir ao WC.

Cegueira nocturna


Se lhe é difícil ver com pouca luz, pode dar-se o caso de precisar de óculos ou de sofrer de cataratas - uma condição natural associada ao envelhecimento. Mas a cegueira nocturna não é comum entre pessoas mais jovens. Se ocorrer, pode não estar a ingerir vitamina A suficiente, o que é bastante comum em países mais pobres. Esta condição é tratada com suplementos ou com uma dieta à base de alimentos ricos em vitamina A, como seja a batata doce, os espinafres, as cenouras, as abóboras e o fígado bovino.

Save

Save

Save

Save