Quem nunca ouviu dizer (ou foi o/a próprio/a) que está “inchado/a”, depois de um jantar mais “pesado”? Quem, quando de anda de avião em viagens longas, não fica com os pés com um diâmetro muito superior ao normal? Quem conhece alguém que tenha aumentado um, dois ou três quilos sem fazer absolutamente nada?
Pois bem, em todos os casos mencionados, a causa pode ser a retenção de líquidos!
Em primeiro lugar, é preciso perceber do que se trata... Como é do conhecimento geral, mais de metade do nosso corpo é constituído por água (cerca de 60%). Quando existem desequilíbrios no nosso organismo ou agressões ao mesmo, o organismos reage, normalmente, fazendo “chamadas” de água ao local lesado. Por exemplo, se nos cortamos no braço, é normal que fique “inchado” naquele sítio por haver uma acumulação de água.
Outro exemplo muito comum no mundo feminino é a retenção no período pré-menstrual. Os líquidos saem dos vasos sanguíneos e acumulam-se no tecido subcutâneo, normalmente nas pernas, tornozelos, mãos, pés e abdómen, provocando o aspecto inchado da pele (o nome correcto é edema), sensação de pernas pesadas, desconforto e um aumento de peso até 2 ou 3 quilos.
A retenção de líquidos pode dever-se e agravar-se devido a vários fatores como: alterações hormonais; hereditariedade; roupa demasiado apertada, ficar muito tempo sentada ou em pé, stress, ansiedade, temperaturas muito elevadas, pressão atmosférica (andar de avião); falta de exercício; a pouca ingestão de líquidos ou a forma como nos alimentamos: a falta de certas vitaminas pode ser a causa do problema, assim como ingerir muito sal, uma vez que este, dependendo das quantidades e forma como for ingerido pode dificultar a eliminação da água do organismo.
Há cenários clínicos em que a retenção de líquidos pode ser só um sintoma, e que merecem uma visita ao médico, como o hipotiroidismo, insuficiência renal, cardíaca ou problemas circulatórios.
Como supra referido, a alimentação é um fator essencial no combate à retenção de líquidos. Assim aqui ficam as dicas para a prevenir:
- Beber bastante água e líquidos ao longo do dia. Mulheres mínimo 1,5L e homens 1,9L
- Há diversos chás que podem ser poderosos aliados no combate à retenção de líquidos - chá de hibisco, de barba de milho, chá verde, de dente de leão, de alcachofra, de cavalinha, de carqueja. As ervas que dão origem a cada um destes chás são ricas em princípios ativos que, à temperatura ambiente, não têm efeito, mas quando sujeitas a temperaturas elevadas da água se ativam e atuam no metabolismo.
- Cereais integrais, como a aveia e o trigo integral
- Incluir alimentos com ação diurética, como a melancia, o melão, o abacaxi, a alcachofra, a salsa, o pepino
- Reduzir a quantidade de sal adicionada à comida e substituí-lo por temperos como alho, cebola, noz moscada, orégãos, manjericão, alecrim e gengibre