O Stress é um factor que nos pode prejudicar imenso a Saúde.
Apesar de este facto ser conhecido, poucos sabem como é que ele pode ser prejudicial... de facto, não se trata nem de um vírus, nem de uma bactéria ou de qualquer outro membro da fauna ou flora microscópica, mas antes de um estado mental.
Vamos então aprofundar um pouco este tema...
1. Por que razão é que o Stress provoca um aceleramento do ritmo cardíaco?
O nosso coração bombeia o sangue mais rapidamente para os músculos, não se dê a eventualidade de termos de "correr para salvar a nossa vida". De facto, o nosso coração leva as coisas muito a letra - quando perante uma situação tensa, ele não distingue entre situações que fazem realmente perigar a nossa vida, ou outras em que a sobrevivência não está em causa. Então, e porque mais vale prevenir do que remediar, ele reage como se o perigo físico fosse imediato e intensifica a irrigação muscular por forma a que possamos "fugir" o mais rápido possível!
Para tentar controlar pergunte-se a si mesmo: Isto é mesmo uma ameaça ou posso relaxar um pouco?
2. Será que com o tempo nos vamos adaptando e habituando ao Stress causado pelas frustações e incómodos diários?
A resposta é um rotundo "Não"! Seja o engarrafamento diário, a arrelia no trabalho ou qualquer outro problema que se repita quase diariamente, há sempre um preço a pagar pelo Stress sentido. A repetição tem um efeito cumulativo e coloca o seu coração sobre uma pressão acrescida.
Para tentar controlar pergunte-se a si mesmo: Posso mudar este estado de coisas?Se não, qual a melhor maneira de responder à situação?
3. O Stress de longo prazo pode influenciar o nosso sistema imunitário?
Sem dúvida! O Stress prolongado enfraquece o seu sistema imunitário - e esse facto deixa-nos mais vulneráveis a infecções. Sem dúvida que o Stress pode piorar as úlceras, mas as infecções bacterianas são a principal razão para o surgimento das mesmas. Se o Stress nos faz baixar as defesas, então temos uma correlação entre ele e as úlceras.
Para tentar controlar pergunte-se ao seu médico: Os meus problemas de Saúde podem estar relacionados com o Stress?
4. Os dentes são a única parte do corpo que não é afectada pelo Stress?
Não! Há pessoas que apertam ou rangem os dentes em situações de Stress. Nós até podemos nem nos aperceber de que o estamos a fazer, mas alguém junto a nós pode notar...
Para tentar controlar pergunte ao seu dentista: Preciso de um protector bucal para proteger os dentes enquanto durmo?
5. O que me pode ajudar a controlar os efeitos do Stress?
O exercício físico diário! Tome lá nota de mais este benefício de levar um estilo de vida activo - está provado que não só "queima" o Stress, como melhora o nosso humor e dá-nos mais energia. Pode ser aquilo que menos queremos fazer de manhã cedo ou ao final de um dia cansativo... mas é, sem dúvida, a melhor das opções.
Para tentar controlar também é benéfico: Passar tempo com entes queridos, dedicar-se ao seu animal de estimação, ter um passatempo - tudo o que for reservar algum tempo para se desligar dos problemas e relaxar!
6. Tudo o que diminui o Stress é bom para nós?
Nem tudo! Ir correr um bocado, conversar com um amigo ou abraçar o nosso cão, vão ser benéficos... mas pegar num cigarro, beber uma cervejinha ou comer aperitivos ou fast food, vão ter um efeito negativo. Mude a forma de combater o Stress.
Para tentar controlar pense em: Suar, socializar ou aconchegar!
7. O que faz o nosso fígado quando estamos Stressados?
O fígado produz mais açúcar quando sujeitos a Stress! E ele faz isso no intuito de nos fornecer mais energia. Interpretando a situação Stressante como um perigo eminente, o fígado produz esse açúcar extra para que o corpo tenha uma reserva de energia rápida para reagir ou fugir ao perigo. O nosso organismo reabsorverá o açúcar que não for utilizado mas, nalguns casos, com efeitos negativos - se estiver com peso a mais ou em risco de ter diabetes do tipo 2, esse açúcar extra pode desencadear a diabetes...
Para tentar controlar lembre-se: Gerir as situações de Stress de forma correcta, beneficia os níveis de açúcar no sangue.
8. O Stress é útil?
Sim, ser for em pouca quantidade! Aquela ansiedade que sentimos antes de uma entrevista de emprego ou de um exame, ajuda-nos a estar mais atentos e fazer o melhor. Ajuda à concentração, aumenta a nossa resistência e favorece a apetência ao risco e aos desafios. Também ocorrem mudanças fisiológicas como, por exemplo, o aumento das pupilas dos olhos por forma a vermos melhor ou o alargamento dos vasos sanguíneos para favorecer a circulação.
Para tentar controlar pergunte-se a si mesmo: Posso tirar algo de bom desta situação em que me encontro?
Encare o Stress de frente e tente, em cada dia, dominá-lo um pouco mais. Conehcer o nosso inimigo é a melhor forma de o vencer, não acha?