É do conhecimento popular que uma das indicações mais utilizadas para quem quer ter um estilo de vida mais saudável no que respeita à alimentação tem de comer mais devagar, ou seja, mastigar bem os alimentos.
Há dois grandes motivos pelos quais os nutricionistas (e não só!) fazem esta, acertada, recomendação!
Quem nunca, depois de comer excessivamente depressa, se sentiu demasiado enfartado?
E, além disso, com a sensação de que se tivesse comido só metade já chegava? Pois é...
Quando nós estamos a comer, o nosso organismo produz hormonas que vão informar o nosso cérebro que estamos a receber comida e a ficar saciados. Este processo, como qualquer outro processo fisiológico leva o seu tempo. Se comermos muito rápido, não damos tempo para que as hormonas circulem e que “transmitam” a informação de que estamos a ficar saciados, logo, continuamos a comer!
Assim, se comermos mais lentamente e mastigarmos melhor os alimentos, damos mais tempo para que este processo ocorra, sendo necessária menos quantidade de comida para nos deixar com o mesmo grau de saciedade!
Por outro lado, é muito importante que mastiguemos bem os alimentos porque, espantem-se, a digestão começa na boca! Os dentes trituram e esmagam os alimentos em partículas mais pequenas. A estas partículas dá-se o nome de bolo alimentar. Este bolo é humedecido e lubrificado pela saliva que contém compostos (enzimas) que ajudam também a iniciar o processo da digestão – amilase salivar – principalmente dos hidratos de carbono!
Estas enzimas tornam-se inativas quando atingem o estômago (pelo conteúdo ácido do mesmo), dando início à digestão no estômago!
Depois destas informações, vai continuar a tomar o pequeno-almoço em 5 minutos? ☺