Possuindo um "ponto de fumo" muito elevado (250°C), o Ghee (manteiga clarificada) pode ser usado para cozinhar e fritar (apesar de a +CRU não aconselhar a utilização de fritos de forma regular na sua dieta) sem que daí resulte a libertação de radicais livres com a mesma facilidade com que sucede com outras gorduras!
A manteiga é muito amada em tudo o Mundo dado tornar tudo tão saboroso. No entanto, há alternativas, ainda mais deliciosas, algumas das quais utilizadas há milhares de anos!
O Ghee é precisamente uma dessas alternativas, que resulta da clarificação de um certo tipo de manteiga.
A clarificação consiste em aquecer, a temperaturas baixas e lentamente, a manteiga para a concentrar, sendo os resíduos removidos. Assim o que resta é basicamente uma combinação pura de gorduras, sem qualquer resíduo de leite.
Por isso o Ghee não precisa de ser conservado no frio. Ele pode durar meses ou mesmo anos, sem refrigeração, o que tornou muito popular ao longo de toda a história, principalmente antes dos modernos frigoríficos.
Muito comum ao longo de todo o subcontinente indiano, onde surgiu, o Ghee é conhecido em dezenas de outros países, nomeadamente na Ásia e certas partes de África.
Com um sabor e aroma bastante singulares e muito saboroso, que difere da manteiga vulgar, pode ser utilizado da mesma forma.
Tenha, no entanto, em conta que a manteiga pode ser muito perigosa para as pessoas, pela sua alta concentração de gordura e o Ghee não é excepção - de facto, ele é gordura pura.
Daí ser apenas necessário usar quantidades muito pequenas para não prejudicar a sua saúde.
No entanto, se consumido com moderação, o Ghee fornece ao seu corpo concentrações maiores de nutrientes essenciais que não estão disponíveis na manteiga.
Vamos ver então como este antigo substituto da manteiga pode contribuir para a sua saúde.
Apesar de ser composto principalmente por gorduras, o Ghee também contém níveis significativos de vitamina A, vitamina E e vitamina D. E apesar de muitas pessoas considerarem as gorduras como elementos não salutares da sua dieta, o facto é que o organismo também precisa de gordura para funcionar.
Os ómega-3 (gorduras monoinsaturados) são formas saudáveis de gordura que podem ser encontradas no Ghee, para além de outros ácidos gordos como ácido linoleico conjugado e ácido butírico ( também designado butanoico), ambos com efeitos positivos na saúde.
- Aumento da Energia - as gorduras do Ghee incluem ácidos gordos de cadeia média que são rapidamente absorvidos pelo organismo, processados pelo fígado e utilizados (queimados) como energia, não sendo convertidos em tecido adiposo ou contribuindo para o aumento de peso. Para os atletas ou outras pessoas com estilos de vida muito ativos, consumidores de muita energia (por exemplo, provas desportivas longas), o Ghee pode fornecer aquele "pico" energético de que necessita;
- Evitar certas Alergias - dado que o Ghee não contém lacticínios (todos os resíduos lácteos foram removidos na sua fabricação), as pessoas com intolerância à lactose ou que não podem consumir manteiga, podem desfrutar desse mesmo sabor sob a forma de Ghee, sem se preocuparem com os problemas gastrointestinais que costumam sofrer;
- Saúde do Coração - apesar de associar a manteiga à gordura e a um declínio da saúde do coração, a rica variedade de gorduras presente no Ghee pode ajudar com um impulso saudável ao seu coração, dada a sua riqueza em omega 3 que pode ajudar a diminuir os níveis do colesterol mau, equilibrando o seu consumo de gorduras;
- Redução da Inflamação - o Ghee possui ácido butírico que é um dos ácidos gordos de cadeia curta mais benéficos para o organismo. Investigações recentes demonstram a sua eficácia no combate a certas inflamações, nomeadamente do trato gastrointestinal., sendo agora um suplemento dietético utilizado em algumas pessoas com colite ulcerosa. Por curiosidade, refere-se que os enemas de Ghee são há muito utilizados na medicina tradicional ayurvédica para tratar inlfamações de diversos tipos;
- Actividade Antioxidante - os benefícios da Vitamina A são sobejamente conhecidos, assim como a capacidade dos carotenóides em eliminar os radicais livres do corpo. Quando se adiciona a capacidade antioxidante do ácido linoleico conjugado, do ácido butírico e da Vitamina A, todos contidos no Ghee, temos uma poderosa substância anticancerígena que ajuda a reduzir o stress oxidativo do nosso organismo;
- Saúde dos Olhos - O elevado conteúdo de Vitamina A torna o Ghee ideal para protecção da saúde ocular. Como já referimos, os carotenóides são antioxidantes especializados na eliminação e destruição dos radicais livres que atacam as células maculares, prevenindo dessa forma a degeneração das mesmas e o desenvolvimento de cataratas;
- Fortalecimento do Sistema Imunitário - o ácido butírico, talvez o elemento mais importante contido no Ghee, tem sido associado à estimulação da produção de células T que são os "pesos pesados" do nosso sistema imunitário. Ou seja, o Ghee pode ajudar a sobrecarregar o seu sistema imunológico.
Pode adquirir o seu Ghee aqui!
Tudo o que referimos acima faz do Ghee um substituto ideal da manteiga. No entanto, como referimos por diversas vezes, o Ghee é feito de gordura pura e o seu consumo excessivo pode alterar drasticamente o seu nível de ingestão de gorduras, o que pode constituir uma escolha dietética muito negativa.